sábado, 3 de janeiro de 2009

Necessidade de recomeçar.


Ao início de cada ano nós somos envolvidos em um clima de recomeço, como se o primeiro dia de janeiro nos trouxesse novas oportunidades de recomeçar nossas vidas.

Estabelecemos uma série de coisas que devemos cumprir no ano que se inicia. Várias promessas, mudanças de hábitos, um novo regime, projetos... Esse é um planejamento tipicamente humano, como se a vida realmente precisasse de um relógio cronológico para ser vivida.

Isso acontece porque nos acostumamos a pautar nossa vida de acordo com o tempo. Ao dividirmos o tempo em anos, dias, horas, adaptamos nossa mente neste padrão temporal. Temos a sensação de começar uma nova etapa a cada início de ano.

E a capacidade de recomeçar é uma das características mais marcantes do ser humano, renascer das cinzas assim como a Fênix. Recomeçar, dando uma nova chance a si mesmo, renovando as esperanças e voltar a encontrar prazer nas coisas simples da vida.

Nada melhor do que um poema de Mário Quintana para explicar essa sensação de recomeço.

“Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...”

Eu, como a maioria, não penso diferente, e iniciei este ano cheia de expectativas, planos, desejos, metas, esperanças. Então desejo a todos que 2009 seja um ano de muitas realizações e felicidades.

5 comentários:

  1. Maravilhoso o texto, Marcela; daqueles que te deixam imóvel por alguns minutos depois de ler.

    Gostei da citação do Quintana; não a conhecia.

    Sabe, Marcela, seu postfoi tão... Tão... "Identificação Total" que não sei nem o quê dizer.

    Mas reconheço essa situação, os pensamentos, os desejos, os planos, as expectativas, as metas, as esperanças.

    Reconheço as flores e cores. =P

    A gente há de... Deixar de lembrar.

    ResponderExcluir
  2. Mama, estou de volta. to preparando um material pra postar no blog, logo logo.

    ResponderExcluir
  3. Sim,... recomeçamos sempre: a cada dia, a cada turno de trabalho, a cada mês, a cada ano, a cada relacionamento novo, a cada campeonato (ganho ou perdido),... e há até quem creia que a morte é somente outro recomeço. Nossa maior frustração é descobrir que algo - ou alguém - se acaba pra sempre!

    Parabéns pelo blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mas por que pensarmos em recomeçar se podemos apenas continuar, mas não do "agora" no presente, mas como crianças que fomos e que nos ensinam lições valiosas. Não precisamos do ano novo para esquecermos tudo que passou, mas sim esquecer que não precisamos provar pra ninguém nem pra nós mesmos que conseguimos vencer.Como disse Maurício de Sousa: "Vou ser criança pra sempre". P.S: Ele ganhou muito dinheiro com isso!!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. É bom começar o ano correndo atrás de objetivos, nem que seja somente para deleitar-se com os sonhos. Nós seres humanos não vivemos sem o encanto dos devaneios.

    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir